terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Saúde é o que interessa!

Há algum tempo, eu venho tentando melhorar a alimentação. Comer mais cereais integrais, evitar refrigerantes, trocar o açúcar refinado pelo açúcar demerara e etc. 

Influência da super nutricionista Dra Andrea Sta Rosa, que me salvou quando virei um balão na gestação do meu primeiro filho! Além de me ensinar um monte de coisas novas, ela montou uma dieta baseada nos meus gostos e na minha rotina, totalmente diferente do que eu estava acostumada quando ia em outros profissionais. Super recomendo!

Nesse processo, passei a comer coisas novas, como linhaça, chia e outras sementes. E ai surgiu a dúvida: que brachá fazer?? Fui pesquisar e trago as respostas aqui para vocês!

Quinoa:
Brachá Rishoná: Haadamá
Brachá Acharoná: Borê Nefashot





Linhaça:
Brachá Rishoná: Haadamá
Brachá Acharoná: Borê Nefashot








Burgul (trigo)
Brachá Rishoná: Mezonot
Brachá Acharoná: Al Hamechiá






Chia:
Brachá Rishoná: Haadamá
Brachá Acharoná: Borê Nefashot






Couscous integral:
Brachá Rishoná: Mezonot
Brachá Acharoná: Al Hamechiá





Aveia
Brachá Rishoná: Mezonot
Brachá Acharoná: Al Hamechiá




Granola*
Brachá Rishoná: Haadamá
Brachá Acharoná: Borê Nefashot


*há discussão, com alguns afirmando que seria "mezonot" ou até mesmo "shehacol". Melhor se consultar com um rav.


Nozes:
Brachá Rishoná: Haêtz
Brachá Acharoná: Borê Nefashot










Castanhas:
Brachá Rishoná: Haêtz
Brachá Acharoná: Borê Nefashot






Amêndoas:
Brachá Rishoná: Haêtz
Brachá Acharoná: Borê Nefashot






Agora não tem mais desculpa para não melhorar a alimentação! ;D

2 comentários:

  1. Adorei o post! O que eh Chia karen? (Fernanda)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fe! É uma sementinha que se come crua ou cozida como arroz. Aqui fala mais sobre ela: http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/nutricao/dez-beneficios-da-chia-para-a-saude/.
    Em hebraico se escreve צ'יה e dá pra comprar em lojas de produtos naturais tipo Anise e Nitzat HaDuvdevan. Eu como na salada de frutas. bjs!

    ResponderExcluir

AddThis